Resenha: Uma Longa Jornada

Título: Uma Longa Jornada Autor (a): Nicholas Sparks Editora: Arqueiro Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mun...

Título: Uma Longa Jornada
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Já tem um bom tempo que li esse livro. Decidi que já era hora de compartilhar minhas palavras sobre mais uma história do Nicholas Sparks. Os romances do autor geralmente possuem as mesmas características, são clichês e bem previsíveis, mas me conquistam sempre por ser uma leitura de tom leve. Em Uma Longa Jornada me vi cercada de emoções que não consigo explicar. Isso porque criar um personagem idoso com toda uma carga emocional como o Ira, deixou o livro mais emocionante. Acompanhamos no livro dois casais – um relembrando e outro construindo - suas respectivas histórias.

A obra é narrada em primeira pessoa e varia entre a vida de Ira e a vida de Sophia e Luke. Os capítulos são alternados pela narração dos três personagens. O livro começa com o acidente de Ira que teimou em dirigir em uma nevasca e acabou despencando de um penhasco. Além de estar gravemente ferido, está preso em seu automóvel sem poder fazer nada a não ser esperar pelo resgate. Porém ele não tem para quem socorrer. Todos seus conhecidos já não estão mais vivos. Ele começa a relembrar sua vida, descrevendo sua história ao lado de sua amada, e falecida, esposa. Ruth é tudo para ele, e ao decorrer da história vamos descobrindo a imensidão do amor deles.


Nesse meio tempo também conhecemos Luke e Sophie. Luke é um peão. Ele mora com a mãe na fazenda da família, trabalha e gosta de estar rodeado de animais e é conhecido mundialmente nos circuitos de rodeio como um dos melhores. Ocorreu um episodio em uma das suas competições que ele precisou se afastar e agora precisa retomar seu posto para garantir um futuro para a mãe. A jovem Sophie está na cidade para estudos, batalhando para se formar em arte e trabalhar em famosas galerias e museus espalhados pelo mundo. Apesar de amar o que faz, carrega o medo de não realizar seus sonhos profissionais. Depois de um término complicado ela sai com as amigas em busca de distração, momento em que ela conhece Luke.

Enquanto Luke e Sophie constroem um relacionamento e Ira relembra sua história de amor, as perguntas sobre o que esses personagens têm em comum começam a surgir. Descobrir como a vida desses três está interligada é o que me fascinou na obra. Ira é sábio e a história dele é tocante. Sophia e Luke criam uma relação, apesar de clichê, bem bonita também. A forma como as duas histórias se cruzam é incrível e o final é encantador.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Que lindo, me apaixonei pelo livro só em ler sua resenha, gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, quando começo a ler os livros dele me perco pelo mundo , talvez por ser uma apaixonada incontrolável, amo livros clichês eu sou clichê então tem tudo haver né rss A-M-E-I parabéns <3

    Blog Sempre Feminiina

    ResponderExcluir