Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias Autor: Douglas Adams Editora: Arqueiro Sinopse:  Considerado um dos maiores clássicos ...

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Já tem quase um mês que li o primeiro livro dessa trilogia de cinco (não sei se esse termo é correto, para mim trilogia se referia à uma saga de três livros, mas usam para referir há esses livros, deve ser mais uma piada interna dos fãs dessa história), demorei trazer a resenha para o blog por um motivo: não consegui gostar do livro. Desculpe sociedade. Isso é sério, terminei o primeiro por questão de honra, para saber se o final mudaria meu conceito. Quando vi o anúncio de promoção desses livros pensei: vou comprar, acho que irei gostar. 

O Guia do Mochileiro das Galáxias começa com o fim próximo da Terra e, contando logo após esse fato, as aventuras vividas por Arthur Dent, único sobrevivente da Terra, e seu amigo alienígena Ford Prefect na galaxia, conhecendo novos planetas e seres. Andando em naves espaciais, dentro de nebulosas e acumulados de estrelas, passando por alguns "perigos". O livro contém alguns termos físicos, mas mesmo se não for tão bom no assunto, dá para entender - em algumas partes senti falta das minhas aulas de física, somente àquelas que tive sobre os planetas e estrelas. A história gira em torno da pergunta sobre o universo, a vida e tudo o mais, feita por filósofos para um computador de última geração.

Mesmo sido escrito a muito tempo atrás o tema é atual, isso é fato. Existem alguns tons sarcásticos sobre a política e até mesmo a vida no Planeta Terra e sobre conter sátiras e comicidade, desculpe quem leu e as achou, eu não. Se eu ri lendo o livro foi apenas uma vez, pela sinopse achei que iria rir o livro todo.

Dentro da história existe o Guia do Mochileiro das Galáxias que contém significados de tudo o que pensar e algumas páginas do livro são dedicadas à isso: explicar alguns conceitos. Entendo que o livro é um clássico da ficção cientifica - mesmo sendo diferente da que estamos acostumados - e ok, todo reconhecimento para o autor Douglas Adams, mas achei a leitura chatinha, gostei apenas de algumas partes.

O livro pode ser considerado infanto juvenil, mas pode ser lido por pessoas mais velhas que se interessam por histórias do tipo. Não tomei coragem para ler os outros quatro livros que restam, vou esperar um pouco e deixar para ler depois, quem sabe daqui um tempo minha visão muda? Descobri que tem o filme, então vou tentar ver, às vezes, ele me encoraja a ler os outros da saga.

Alguém ai já leu o livro e tem uma opinião diferente da minha? Vamos debater nos comentários, não se acaem haha. Beijos

You Might Also Like

14 comentários

  1. Eu quse comprei toda a coleção, mas falatava uns três livros lá na Americana, desisti :/ Mas quero muito ler

    ResponderExcluir
  2. wow, tô com a saga inteira aqui haha, mas tá na fila de leitura ainda, estou com a maior vontade de ler já, o enredo parece ser incrível.

    Beijos,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}


    ResponderExcluir
  3. Menina,eu assisti o filme e achei ruim demais.
    Tenho vontade de ler o livro só pra saber se ele é tão ruim quanto o filme. rs E tô começando a achar que é sim, pois essa já foi a terceira resenha que li (hoje) e em todas elas, falaram que o livro não é lá essas coisas. :/
    Beijos!
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o primeiro quando estava no colegial e AMEI. Não terminei de ler dps, mas pesquisei sobre o final.

    Achei muito interessante a proposta de críticar a humanidade que se achavam os bam bam bam e no fim eram nada no Universo. O humor não é claramente engraçado, é o chamado humor britânico, que usa de ironias e piadinhas que são inteligentes e idiotas ao mesmo tempo. Mas eu até que ri bastante, rsrs

    Pode ser uma questão de gosto ou talvez a expectativa que você tinha era outra, e com certeza é uma história bem diferente dos outros romances e comédias que costumamos ler.
    Mas eu, particularmente, achei bem interessante a história e quero ver dinovo o filme para relembrar!!!

    beijoo,
    Dressa
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  5. Pela sinopse parece ser engraçado, mas você mesmo disse que não riu tanto como achou que iria. Mas me chamou atenção, quem sabe eu leio apesar que tenho um monte de livro mutuado aqui para ler e fico enrolando. Beijos Dani!

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Dani!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, agora fiquei mais curiosa ainda.
    Ótimo dia!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Que blog lindo, já amei!
    Não conhecia esse livro.
    Bem legal a resenha

    http://yasmin-sodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, tudo bem?
    Já li umas três resenhas dele, a capa me interessou bastante, e eu sou daquelas que julga um livro pela capa, mas lendo as resenhas, não me empolguei. Acho que não gostaria.

    Bjos, Larissa Muniz
    bloglarismunizz.blogspot.com
    youtube.com/larismuniz
    instagram.com/larismuniz

    ResponderExcluir
  9. Nunca li o livro, só resenhas. A maioria diz que é bom, mas confio mais em você. Ainda mais porque, sei lá, ele não conseguiu despertar minha curiosidade ainda. Tem livros que me parecem mais interessantes.

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
  10. Nunca li essa série, mas tenho uma vontade que é totalmente motivada pela promoção do submarino (que é a coleção toda bem barata, sabe? hahaha) Só que toda vez que eu tentei comprar não tinha mais :/
    Agora que você falou que não é tão legal eu acho que vou pesquisar mais sobre e ver se vale a pena mesmo!

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  11. Ual! Esse livro parece ser muito bom mesmo.
    Ótimo post!

    Garota Ilustre

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro. 3 estrelinhas para ele, pois é bem bolado e talz, mas meio chatinho em algumas partes. Eu li ele com muitas expectativas mas ele não atendeu a elas. Também não ri muito não. Sei lá, é um livro beeem Geek, não me conquistou, porque geralmente não gosto do que os "geeks" gostam kkk
    Nem me interessei muito em ler o resto também não :S

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  13. Até eu me convenci por essa sinopse!!!
    Bem, pela sua resenha e alguns coments vou ler, mas sem muita expectativa.
    Porém quero muito ler e riscar ele da minha lista haha

    ResponderExcluir