Tecnologia do Blogger.

Dicas para aprender inglês sozinho

by - 15:30

Este post é programado. Nesse momento estou na estrada fazendo a coisa que mais amo: viajar. Ultima semana de férias e agora que fiz as malas para aproveitar, mas em fim. Os comentários serão respondidos a noite ou amanhã. 
Muitas vezes queremos fazer algo, mas a falta de oportunidade não nos permite, seja por falta de dinheiro ou tempo. Saiba que tudo depende de força de vontade e empenho. Para quem quer aprender inglês (ou outra língua) não é diferente. Eu por exemplo, decidi que seria autodidata quanto ao inglês. Aprenderia sozinha, já que não fiz nenhum curso. E não tem sido difícil quanto achei que seria. Já sabia algumas coisas e isso contou bastante.

Com base nas minhas experiências estudando sozinha, resolvi fazer um post falando sobre. E, quem sabe, estimular muita gente a fazer o mesmo. Essas dicas servem tanto para o inglês quanto para outras línguas. Aviso antes que você vai precisar de muita motivação. Vai ter momentos em que a vontade de desistir é maior, já que você não depende de ninguém. Mas precisa lembrar que futuramente vai valer a pena.

1. ASSISTA FILMES SEM LEGENDA
Sabe essa história de ver filmes dublados? Acabou. Sim, se você quer mesmo aprender inglês, saia desse conforto e encare os filmes nas suas formas originais. Vale começar trocando dublados para os legendados e depois que estiver adaptado , tente assistir a esses mesmo filmes sem legenda nenhuma. Escutar muito o idioma é muito importante nessa fase, mesmo que você não entenda nada. Outra dica é colocar a legenda em inglês, já que, muitas vezes, a pronuncia é bem diferente da escrita.

2. LEIA LIVROS EM INGLÊS
Ou em outra língua que queira aprender. Mesmo que seja difícil no começo, você vai pegando o jeito depois. Pegue um dicionário e vai pesquisando algumas palavras. Lembre-se: não precisa saber todas as palavras para entender o contexto da frase. Comece por livros de leitura jovem ou até mesmo infantil e depois vai aumentando o grau da leitura. A gente não aprende nada sem esforço e ler é uma das maneiras de ficar mais próximo da língua estudada.

3. ESCUTE MÚSICA E CANTE
Acho que todo mundo tem convivência com músicas internacionais. Que tal aprender o idioma com as músicas que ouve? É uma forma simples, mas bem eficaz também. Pesquise as letras e coloque a música para tocar, vá acompanhando a letra enquanto ela toca. Comece a prestar mais atenção nas letras. Além de aprender você também descobre o significado da sua música favorita que talvez nem sabia.

4. CURSOS ONLINE
Muita gente não sabe, mas existem vários sites que oferecem cursos online para aprender inglês ou qualquer outra idioma. Alguns são pagos, outros gratuitos e alguns aderem os dois meios. Eu indico muito o Bussu, é o que uso recentemente. Ele tem a opção paga e gratuita, mas esta possui algumas limitações claro, mesmo assim vale a pena. Indico também o Livemocha, é ótimo e também de graça.

5. VEJA SITES E VLOGS GRINGOS
Na maioria das vezes aprendemos a língua de maneira mais formal. Assistindo a videos e visitando sites gringos acabamos descobrindo as gírias e expressões informais que podemos adequar ao nosso novo vocabulário. Mas não adianta nada ver assuntos que não se interessa, assim o desanimo chega mesmo. Procure por assuntos que você goste, assim você terá mais vontade de aprender.

6. ESCREVA PEQUENAS FRASES
Comecei a fazer isso a pouco tempo. Transforme suas frases já escrita ou crie outras em inglês. Já ouviu falar que escrevendo a gente grava mais rápido? Então, é pura verdade. Comece com pequenas frases. O básico mesmo, aquilo que você já aprendeu e depois vai aumentando até se tornar um texto. Você verá que aprenderá mais rápido.

É isso gente, espero que tenham gostado das dicas e se tiverem algumas digam nos cometários.

You May Also Like

40 comentários

  1. Adorei as dicas, amo ingles e aprende-lo é uma das coisas que mais me faz feliz na minha vida!
    beijos http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem. Realmente suas dicas são ótimas. Sou uma negação em inglês, mas ultimamente tenho assistido bastante serie legendada e comecei a reconhecer bastante as palavras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que ótimas dicas, Dani *u* Vou confessar que sempre amei Inglês! Sou muito mais os gringos do que BRs, kasjfnfa Eu não gosto muito de filmes legendados >.< Não sei se presto atenção na legenda ou no filme =X Graças ao meu irmão, hoje eu sou adepta (seria essa a palavra?) da língua inglesa, se não, já estaria ouvindo os Sertanejos da minha região snfjsnj Já experimentei cursos online, mas não deu futuro. Não tinha força de vontade, affus :\ Mas sabe que eu manjo dos Inglês? Hahaha, sei o básico. Mas mesmo assim estaria totalmente perdida nos EUA (um dia eu vou pra lá, haha).
    Sempre acompanho os vídeos da Cintia Disse (youtube.com/Cintiadisse), ela dá dicas de inglês também! *u* De Vlogs gringos, só o do John Green (youtube.com/vlogbrothers) e o resto é de Covers, wjfjenfskjn! ♥
    Kissus || peersuadir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito com música, de ouvir, cantar junto procurar tradução. Além de assistir os seriados e filmes.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Dani ! Eu tinha pensado em fazer algo assim no meu blog tmb, porque eu aprendi o ingles sozinho vendo filmes e escutando musicas. gostei das dicas 1, 3 e 5 <3
    Aaaaah boa viagem. Bjãooo :D

    http://demangacomprida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dani *-* Cooomo você está? Esperoooo que bem, hahahahaha! ♥ Você está viajando? Que demaaaais! Onde? :3 Traga fotos! Enfim... Realmente, a falta de tempo atrapalha bastante nossos planos! Ah, eu sei bastaaaante inglês, isto por assistir séries e etc. Sei mesmo, de verdade! A maioria das palavras, pelo menos, hahaha! E não, não é difícil! É claro que teremos muito mais sucesso se fizermos um curso, mas quem disse que não podemos aprender sozinhas? Hahaha! Sabe, gostei da primeira dica e é uma óootima ideia! Eu ainda assisto filmes dublados, mas séries não... Assisto a Warner Channel e lá só tem séries legendadas, haha! E quando estou comendo e de costas para a TV, consigo entender algumas coisas que os personagens falam, hahaha! E achei muuuuito interessante essa de ler livros em inglês! Eu que gosto muito de ler vou me dar nessa, hahahahaha! ♥ A música é o elemento mais indicado pra quem quer aprender outras línguas, né? Haha! LiveMoooooooooooocha! Cara, já ouvi falar! E é de graça? Status: #partiuestudaringlês, hahahahaha! Muuuuito obrigada por essa dica, Daniii! Hum, este dos vlogs eu achei muito interessante! Uma pena que não sou de acompanhar vídeos, haha! E a última dica também me foi muuuuito útil! Óooooooootimas dicas, arrasou com o post, sua diva, hahahahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  7. Viajando em Dani? fotos, quero muitas *-*
    amei as dicas, vou segui-las. sou louca pra falar inglês >.<
    Blog Garota Adocicada ♥

    ResponderExcluir
  8. Não consigo gostar de inglês, nossa! hahaha! Mas, admiro quem gosta, se esforça e vai em busca de aprender! É que sou fã de español, sabe? Mas, amei seu post e tenho certeza que vai ajudar muita gente!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  9. Adoorei as dicas !
    Eu adoro ingles, e acho que eu tenho uma certa facilidade por que eu gosto muito de cantar em ingles.

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    https://www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, eu sou péssima no inglês, nunca tive vontade de aprender, sempre gostei mais do espanhol rs, mas chega um momento que a gente acaba sendo obrigados a aprender e vou seguir algumas dicas, vou ver os cursos online, pelo menos pra eu aprender a me virar, não preciso sair falando porque não é fácil assim kkk.
    Adorei conhecer o blog.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. adoreei as dicas, ja uso algumas tipo cantar e escrever kk
    minha ex professora recomendou uma vez a mim que eu tentasse manter um diário escrito em inglês, mesmo que com ajuda de um dicionário e isso me ajudou muitooo
    http://falsaprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas ideias Dani eu ja fiz curso online mas sou preguiçosa eu nunca termino, mas se quiser da certooo só ter força de vontade
    beijos blogdaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei mesmo as dicas, estou com dificuldades em aprender inglês!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que dicas maravilhosas, amei! Quero muito aprender ingles e essas divas me ajudaram bastante.
    Beijos ♥
    Papos da Kah

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dani!
    Ler livros já é um estágio mais avançado, mas viável para quem quer aperfeiçoar. Além dos cursos on-line tem muitos blogues que dão dicas complementares. Eu aprendi no início jogando on-line com pessoas de outros países, mas depois me matriculei em cursos, fui morar fora e atualmente pratico quando estou trabalhando.
    Muito bacana você incentivar as pessoas a aprender uma segunda língua ou terceira, quarta... rs.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro inglês, é uma língua apaixonante! Faço curso há um tempinho já, mas 70% do que eu sei é aprendendo sozinha e com essas dicas!
    Ótimo post, e parabéns pelo blog <3
    Beijos

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Antes eu tinha tanto empenho em aprender, mas ultimamente to desanimada (e de quebra, esquecendo tudo!), ótimas suas dicas, elas realmente funcionam!

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas. Fiz 1 ano e alguns meses de curso presencial, mas aprendi muitas coisas na internet. Vou começar a ler livros em inglês pra tentar melhorar mais meu inglês, pois sou apaixonada por essa língua.
    http://ourrsecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei a dica! Eu preciso muito aprender.
    Começarei a ver filmes sem a legenda. O pouco que eu sei, foi graças as minhas séries..
    Beijinhos, Isa.

    Heart of Sunday

    ResponderExcluir
  20. Dicas muito boas e tudo funciona *-*
    Gostei do teu blog :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas, sigo todas, na verdade falta assistir os filmes sem as legendas. Mas todas que você deu ajudam muito, eu aprendi o que sei (que é pouco) assistindo minhas séries e nas músicas também.
    Beijos,
    poderosascomsalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas. Tem uns aplicativos para celular que funcionam muito bem também.
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  23. Adoorei as dicas
    vou colocar em pratica, quero muito aprender

    www.eaimenina.com

    ResponderExcluir
  24. Foi exatamente dessa forma que eu aprendi inglês, sozinha em casa, não foi fácil, mas com prática e insistência eu consegui. Não sou 100% fluente, mas se me jogar no EUA eu me viro. HAHAHAHAH.
    Beijos! Achei um ótimo post. Beijos!
    Dos Vinte Adiante

    ResponderExcluir
  25. Essas dicas são muito boas principalmente pra quem não quer gastar dinheiro com cursinhos. Beijos

    www.brrendacaroline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito das suas dicas, antigamente eu tinha mania de assistir filmes legendados, até me acostumei, mas depois voltei a assistir dublados de novo kkkk to querendo voltar a minha mania kkkk é ótimo para aprender inglês.

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  27. As dicas são bem úteis,eu estou tetando aprender inglês por conta própria e até agora estou indo bem ^^
    http://thewinnterwinds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Gostei das dicas. Esse é o meu 3º ano de curso na Fisk, e assistir filmes e séries em inglês ajuda e muito! Para quem ta começando ler livros em inglês deve ser um saco e complicado, acho que quando for pegando um pouco da prática e fluência fica até mais legal. Quero muuuuuuuuito aprender Italiano sozinha :D
    xx, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  29. Faço curso de inglês a um bom tempo, mas não há nada melhor do que essas dicas que você deu. Fazem muita diferença!

    www.brazilianvogue.com.br

    ResponderExcluir
  30. Dicas preciosíssimas Dani *_* ótimo post.
    Aprender idiomas novos é sempre bom, principalmente o inglês
    que hoje em dia é essencial.

    Beijos ♥
    Opinando Moda

    ResponderExcluir
  31. para aprender inglês sozinho tem que ter muita dedicação eu faço inglês e francês na wizard e sou apaixonada por linguas estrangeras
    http://descrevendonuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu faço tudo isso e adoro! Aprende rápido e sozinho, é como se fosse independente.. ou quase.
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olááá!
    Boa parte do meu ingles eu aprendi sozinha!
    Agradeço a gossip girl que me fez não me aguentar de curiosidade e ver os ep antes de sair a legenda!
    A partir de então foi melhorando e está cada vez melhor!

    muito bacana postar as dicas aqui!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  34. Ótimas dicas! Acredito que quando queremos conseguimos não é mesmo? Hoje em dia nem precisamos mais pagar cursos por aí, é só ter força de vontade, adorei seu post, super incentivador! Beijos.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  35. Eu acho mesmo muito legal aprender inglês em casa.
    Gosto de estudar e costumo arrumar um tempinho para treinar inglês até porque não faço curso nenhum. Meu pai queria me colocar no curso mas resolvi fazer outra coisa então ele praticamente me obrigou a estudar todo dia, eu comprei um curso em uma banca de jornal, ai vou estudando por lá. É bem legal *u* E realmente você precisa de bastante força de vontade proque vai ter vezes que quer desistir, isso é horrível!!
    óoooootima a dica Dani *3*
    Beijooooooooos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu mando bem no ingles, até que sim ahsuahush. O que eu mais faço de tudo isso , é ouvir musicas!
    Beijos, Lili ;3
    Clique e vá ao Princesa Teen

    ResponderExcluir
  37. Ótima as dicas, assisti filme sem legenda, acho mesmo!
    www.cate-land.com

    ResponderExcluir
  38. Não mando muito bem no inglês... Na parte teórica até que vou numa boa, mas na prática é outra história! Heuehe. Adorei as dicas, algumas eu já colocava em prática, mas preciso treinar ainda mais! E músicas internacionais eu amo :D, agora só começar a cantar mais (mesmo cantando mal hahaha)...
    Beijos,
    Brilho na Make

    ResponderExcluir
  39. Amei as dicas, vou colocá-las em pratica para melhorar meu inglês.
    Bjs
    www.borboletamaquiada.com

    ResponderExcluir
  40. Todas as dicas são ótimas! Quero começar a fazer videos sobre o assunto com ajuda do meu namorado em breve. Principalmente focado em pronúncia para quem já fala inglês bem. É algo que ele me ajuda muito. Muito sucesso para vc! :)
    Beijos
    By Sara Morais | Instagram | Facebook
    http://bysaramorais.com

    ResponderExcluir